A tese de doutorado de Giorgio André Brito Oliveira foi premiada no Prêmio UnB de Pós-Graduação 2026,

O PCMEC tem a satisfação de anunciar que a tese de doutorado de Giorgio André Brito Oliveira foi premiada no Prêmio UnB de Pós-Graduação 2026, na grande área de Engenharias.

Intitulada “Neural Networks on Fretting Fatigue”, a tese foi orientada pelo Prof. José Alexander Araújo, com coorientação de Raimundo Carlos Silverio Freire Júnior.

O trabalho propõe uma nova metodologia para prever a vida em fadiga por fretting a partir de redes neurais artificiais, combinando parâmetros físicos, modelos analíticos, simulações por elementos finitos e ensaios experimentais. A pesquisa avaliou a capacidade de generalização dos modelos para diferentes materiais, carregamentos e geometrias, explorou aplicações práticas como a fadiga de cabos condutores e apresentou novos ensaios sob carregamentos não convencionais, incluindo um cenário inspirado nas solicitações de fuselagens de aeronaves.

Em comparação com modelos tradicionais de fadiga multiaxial, a abordagem apresentou amplo poder de generalização, com a maior parte das estimativas dentro de limites de erro satisfatórios. O resultado reforça o potencial das redes neurais como ferramenta inovadora para diferentes problemas de engenharia.

Parabéns ao Giorgio, aos orientadores e a todo o grupo de pesquisa por esse reconhecimento, que evidencia a qualidade da pesquisa desenvolvida no PCMEC.

Voltar para notícias

Acessar o conteúdo